sábado, 17 de julho de 2010

Etiqueta na Internet: Frescura ou Necessidade?


Num mundo globalizado onde as informações não possuem barreiras, cresce cada vez mais o uso da internet como meio de comunicação entre as pessoas, chamada de interação on-line.
A partir do surgimento de tecnologias avançadas para comunicação mediada por computador, surgiram ao longo do tempo problemas característicos de conversação face-a-face, da mesma forma têm se desenvolvido maneiras de regularizar normas para essa conversação, de maneira geral são apenas regras de bom senso, mas que são de grande utilidade principalmente para quem as utiliza em meios coorporativos.
Com o crescente uso da internet como meio de comunicação, divulgação e também o aumento do uso de pessoas que a usa, surgiram grandes e graves problemas que ocorrem na vida real ou “off-line”, e que desenvolveram problemas para quem a usa de maneira incorreta, a internet como nós sabemos não possui nenhum “dono” e nem um controlador é como uma “terra sem lei”. Porém hoje já existem em muitos países legislações específicas que punem quem usa a internet para meios ilícitos, mas o que discutiremos é a forma correta que as pessoas devem proceder em suas interações com outros usuários.
Um exemplo que escrevo no artigo é o correio eletrônico, que mudou a vida das pessoas e das empresas e tornou-se um dos mais populares serviços de comunicação da era da informática. No entanto, sua eficácia tem sido colocada à prova diante de diversas ameaças, como exposição do usuário a armadilhas e vírus entre outras inúmeras que podem comprometer a disponibilidade do serviço.
Algumas dicas para escrever bem um email:

  • Procure escrever da mesma forma que na escrita comum.
  • O uso de letras maiúsculas na internet é o mesmo que gritar, por isso nunca use caixa alta em todo o seu texto, lembre-se que a outras formas de enfatizar algo, como o negrito, itálico e sublinhado.
  • Seja claro e objetivo, produzindo textos de fácil leitura.
  • Aborde apenas um assunto por vez, escolhendo um título apropriado.
  • Procure responder a todas as mensagens pessoais.
  • Quando estiver respondendo uma mensagem que chegou por e-mail, cite uma parte do texto recebido, para que o autor saiba do que você está falando.
  • Escreva linhas de no máximo 65 caracteres.
  • Antes de entrar em uma discussão, leia todas as mensagens enviadas até o momento, procure não se dispersar do tema discutido.
  • Mais no Artigo Completo: Knol: Etiqueta na Internet
Mas, afinal, o que você acha sobre a prática da Etiqueta na internet? Acha uma frescura ou uma necessidade que aumenta a cada dia, dado o crescimento da internet.

3 comentários:

  1. Boa noite! Luciano, li teu post e achei super interessante. Hoje em dia esse assunto causa muita polêmica, pois muitas crianças tem se alfabetizado em frente aos computadores, o que torna mais difícil o aprendizado correto. Parabéns pela iniciativa de postar um tema que está tão presente nos dias atuais e que causa muitas dúvidas em todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Luciano, esqueci de colocar meu nome no comentário anterior, sou Marluci Reche.

    ResponderExcluir
  3. Olá Luciano, parabéns pela postagem! Achei de extrema relevância esse questionamento, pois sabemos que inúmeras pessoas fazem o mau uso da internet. No entanto, é uma das ferramentas mais utilizadas hoje em dia, além de atingir pessoas de todas as idades e gerações. Penso que, para não desvalorizar a nossa educação, que já é precária, é extremamente importante as pessoas terem consciência de como trabalhar com a internet. Cabe salientar que a tua abordagem está bastante clara, facilitando o entendimento de todos. Parabéns!

    ResponderExcluir