terça-feira, 30 de setembro de 2008

Utilização da Informática e Internet: Visões Humanística e Educacionais

Desde seu surgimento a internet tem sido utilizada para diversos propósitos diferentes, atualmente, ela se encontra cada vez mais inserida em nossa sociedade. Devido a isso, diversos questionamentos são apontados, em relação ao impacto, tanto positivo, quanto negativo, que sua utilização pode gerar em nossa sociedade.
Neste artigo destacaremos a revolução que a internet causou e continua causando no cotidiano de todos nós, nas áreas de humanística e ensino. Apontaremos as inúmeras vantagens de sua utilização no desenvolvimento da sociedade, tais como, comodidade, rapidez e qualidade, ao proporcionar a comunicação e interação entre pessoas do mundo inteiro, além de ser utilizada como meio de entretenimento, busca por informações e no comércio. Destacaremos, também, as desvantagens que a má utilização da internet pode trazer à nossa sociedade.
Sobretudo, enfatizaremos a utilização da internet como meio de ensino, especialmente no Brasil, apresentando suas vantagens e desvantagens.





Algoritmo dá a computadores uma capacidade quase humana

Nós temos uma capacidade inata, e uma tendência quase inconsciente em utilizar essa capacidade, de encontrar padrões em grandes volumes de dados e informações. Foi assim que nossos antepassados traçaram as constelações na infinidade de estrelas que eles observavam no céu, e é assim que nós localizamos um grupo de amigos no meio de um salão lotado.
Capacidade de ordenação
Seria muito útil se conseguíssemos replicar essa capacidade nos computadores - a Era da Informação está gerando uma quantidade de dados maior do que tudo o que a humanidade gerou ao longo de milênios. Sabemos que essa montanha de dados contém informações valiosas, mas só conseguiremos tirar proveito delas se os próprios computadores forem capazes de capturá-las para nós.
Para que um computador ordene um conjunto de dados, nós devemos encontrar a ordem subjacente a esses dados e então dizer ao computador como ordená-los, por meio de um programa.
Encontrando padrões em dados brutos
Agora, pesquisadores do MIT elaboraram um algoritmo que é capaz de encontrar um padrão nos dados brutos, e então ordená-los segundo esse padrão. "Em vez de procurar por um tipo particular de estrutura, nós criamos um algoritmo mais amplo que é capaz de testar todas essas estruturas e pesá-las umas contra as outras," explica Joshua Tenenbaum, coordenador da pesquisa.
O algoritmo consegue entender vários tipos de estruturas de dados, como árvores, ordens lineares, anéis, hierarquias dominantes, clusters etc. Ele analisa os dados brutos até encontrar a estrutura que melhor os descreve e então ordena os dados seguindo essa estrutura.
Os humanos fazem isso o tempo todo, na vida diária, freqüentemente de forma inconsciente. Várias descobertas-chave na história da ciência também consistiram na localização desses padrões, como na elaboração da Tabela Periódica ou na criação do sistema de classificação das espécies utilizada pela biologia.

Algoritmo dá aos computadores a capacidade de encontrar padrões em dados brutos  
 Novo algoritmo consegue encontrar padrões em dados brutos, identificando a estrutura - ordens lineares, anéis ou clusters - que melhor descreve os dados.[Imagem: Charles Kemp]

Fonte: Inovação Tecnológica

Bibliografia:
The discovery of structural form
Charles Kemp, Joshua B. Tenenbaum
Proceedings of the National Academy of Sciences
August 2008
Vol.: 105:10687-10692
DOI: 10.1073/pnas.0802631105


segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Acesso a Internet por Celular (iPhone) muda o que?

Mais uma Vamos lá... iPhone promete mudar acesso móvel à Internet como deu para perceber, mais alguns ponto interessante a se discutir.
  1. Que o acesso móvel a internet está aumentando? com certeza e se dependerem dos preços e oferecimento no mercado de aparelhos que acessem as redes 3G com certeza aumentará e muito o acesso através de dispositivos portáteis.
  2. Adaptações de página para iPhone? Isso me lembra muito os problemas entre IE (Internet Explorer) e A maioria de qualquer outro Browser, vamos usar aqui o FireFox, como muitos desenvolvedores sabem é um saco desenvolver um site quando se tem que levar em consideração que o IE em muitos casos não segue a normatização da W3C nos código, ai vem os famosos Hack para os IEs da vida, mesmo sabendo que o IE é o navegador mais usado no mundo, não tenho que adequar meu código a ele, não desenvolvemos para um Browser específico, claro temos que achar meios para que os usuários consigam visualizar corretamente nossos conteúdos, vamos por dois lados:
    • Usuário: ganha quem tiver melhor conhecimento da internet, padrões, de onde e através do que acessar.
    • Empresas: Infelizmente, quem tiver maior participação no mercado.
Temos que analisar que não é o iPhone e nem qualquer outro celular específico que mudará a forma de acesso ou mesmo o números de acessos, mas sim a facilidade com que acessamos a rede, e também, percebe-se que os melhores sites e conteúdos são os, padronizados, que pode ser acessado universalmente por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, e com qualquer dispositivo.... ou seja a empresa que conseguir isso, ela sim, pode começar a mudar o acesso a internet.
A Internet por si só é capaz de fazer a seleção natural, do que permanece e do que é extinto....

Inclusão Digital e as "Cidades Digitais"

De novo na saga por noticias me deparo com a seguinte "Candidatos a prefeito prometem cidades digitais" isso me lembra muito o apelo que o governo faz, principalmente quanto ao uso da internet de forma desordenada, e com o famoso jeitinho brasileiro que até na internet aparece e muito, afinal "não tem ninguém vendo o que eu faço mesmo" não acha? Os investimentos deste tipo é sim muito importante, mas ainda falta a ponte que ligaria o bom uso desse investimento, que é uma educação de qualidade e cultura tecnológica diferente da praticada pela grande massa, provinda da inclusão digital desordenada. No artigo "Utilização da Informática e Internet: Visões Humanística e Educacionais", escrevo algumas das maravilhas e também pesadelos sobre a utilização da internet, em vários aspectos e enfatizando, o seu uso na educação.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O diferencial do Android

O grande diferencial que o android tem, e é questionado por muitos desenvolvedores e mesmo afccionados por tecnologia, é a enorme gama de utilização, desenvolvimento e utilidade que esse conjunto de Software pode disponibilizar.
O Android possui desde sistema operacional, o kernel Linux 2.6, até API para desenvolvimento utilizando a linguagem Java, que é interpretada pela Máquina Virtual Dalvik desenvolvido para dispositivos com tamanho de memória reduzido, e entre tudo isso várias bibliotecas Open Source, que garante que a imaginação de desenvolvedores flua e permitir a criação de aplicativos que ainda fará muito sucesso para os Hi-Techs de plantão...
Vamos lá tem mais? Sim, muito ainda, o interessante como disse no post abaixo é a distinção que muitas pessoas, críticos ainda não souberam fazer entre o Android propriamente dito e os celulares que usaram como SO.....
Continua hehehehe

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Android X iPhone

O título da postagem já é contraditório, como pode se comparar um celular específico, o iPhone, com uma plataforma para celulares, o Android. Pois é, é isso que está acontecendo depois da divulgação do lançamento do G1.
Android é uma plataforma de desenvolvimento, criado pelo Google para dispositivos móveis, esta inclui sistema operacional, middleware e aplicações, fornece uma interface de desenvolvimento e ferramentas para desenvolvimento utilizando a linguagem Java. Ora, se o celular utiliza o Android como SO, não se deve avaliar como ruim o Sistema, por causa das caracteristicas do Celular (Hardware) que a utiliza, lembrando novamente que o Android possui uma API aberta, com suporte ao desenvolvimento, e documentação muito bem escrita e disponibilizada, se alguém não se contentar com algum aplicativo que venha a ser entregue junto de um CELULAR COM ANDROID é fácil, desenvolva ou baixe algum de acordo com seu gosto. É difícil fazer a comparação entre um Aparelho específico e um Sistema, algo que logo ficará mais evidente...



X?

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Redes sem Fio e Redes Móveis

Este artigo descreve redes sem fio e móveis, sua evolução, características que as diferem de redes com fio, como também serão descritas as técnologias sem fio atuais. Destacarei a evolução do acesso móvel à internet, apontando as principais tecnologias presente em cada geração, além do gerenciamento de redes móveis e a mobilidade oferecida pelas redes sem fio atualmente.
Acesse Artigo Completo em: Knol:Redes sem Fio e Redes Móveis

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Usuários de computadores estão digitalizando livros sem saber

Milhões de usuários de computadores estão digitalizando o equivalente a 160 livros diariamente com uma precisão superior a 99%, ainda que a maioria deles não saiba que está ajudando nesta tarefa gigantesca.
Captcha útil
O trabalho começou há cerca de um ano, quando pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, colocaram no ar o reCAPTCHA. CAPTCHA é o nome daquele monte de letras e números embaralhados que se deve digitar para se cadastrar em um site ou para confirmar o envio de um correio eletrônico.
Em vez de ser uma mera medida de segurança que os sites utilizam para evitar a ação de spammers, o reCAPTCHA mostra palavras de verdade capturadas de livros por meio de scanners e que não puderam ser interpretadas pelas ferramentas de reconhecimento de caracteres, os chamados OCR (Optical Character Recognition).
Reconhecimento de palavras
Mas como o programa sabe que o usuário digitou a palavra correta? O sistema funciona assim: o software do reCAPTCHA pega uma palavra conhecida e outra que não foi reconhecida pelo OCR, e apresenta ambas ao usuário. Se o usuário interpretou corretamente a primeira, o programa assume que a segunda também foi interpretada corretamente. O mesmo conjunto é apresentado seguidamente a vários usuários, até que, estatisticamente, ele tenha certeza de que a palavra foi mesmo reconhecida.
Milhares de sites ao redor do mundo já adotaram o reCAPTCHA, que é gratuito. Durante seu primeiro ano de funcionamento, 1,2 bilhão de captchas foram resolvidos e mais de 440 milhões de palavras foram corretamente decifradas. Isso equivale à digitalização de 17.600 livros.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Relacionamentos

Sempre acho que namoro, casamento, romance tem começo, meio e fim. Como tudo na vida. Detesto quando escuto aquela conversa:

- 'Ah,terminei o namoro...'
- 'Nossa,quanto tempo?'
- 'Cinco anos...Mas não deu certo...acabou'
- ?É não deu...?

Claro que deu! Deu certo durante cinco anos, só que acabou. E o bom da vida, é que você pode ter vários amores.

Não acredito em pessoas que se complementam. Acredito em pessoas que se somam.

Às vezes você não consegue nem dar 100% de você para você mesmo, como cobrar 100% do outro?

E não temos esta coisa completa.

Às vezes ele(a) é fiel, mas não é bom de cama.

Às vezes ele(a) é carinhoso, mas não é fiel.

Às vezes ele(a) é atencioso, mas não é trabalhador.

Às vezes ele(a) é malhado, mas não é sensível.

Tudo nós não temos.

Perceba qual o aspecto que é mais importante e invista nele.

Pele é um bicho traiçoeiro. Quando você tem pele com alguém, pode ser o papai com mamãe mais
básico que é uma delícia.

E as vezes você tem aquele sexo acrobata, mas que não te impressiona...

O beijo é importante...e se o beijo bate...se joga...senão bate...mais um Drink , por favor...e vá dar uma volta .

Se ele ou ela não te quer mais, não force a barra; o outro tem o direito de não te querer. Não lute, não ligue, não dê pití.

Se a pessoa tá com dúvida, problema dela, cabe a você esperar ou não.

Existe gente que precisa da ausência para querer a presença.

O ser humano não é absoluto. Ele titubeia, tem dúvidas e medos mas se a pessoa REALMENTE gostar, ela volta .

Nada de drama.

Que graça tem alguém do seu lado sob chantagem, gravidez, dinheiro, recessão de família?

O legal é alguém que está com você por você.

E vice versa.

Não fique com alguém por dó também.

Ou por medo da solidão.

Nascemos sós. Morremos sós. Nosso pensamento é nosso, não é compartilhado.

E quando você acorda, a primeira impressão é sempre sua, seu olhar, seu pensamento.

Tem gente que pula de um romance para o outro.

Que medo é este de se ver só, na sua própria companhia?

Gostar dói.

Você muitas vezes vai ter raiva, ciúmes, ódio, frustração.

Faz parte. Você namora um outro ser, um outro mundo e um outro universo.

E nem sempre as coisas saem como você quer...

A pior coisa é gente que tem medo de se envolver.

Se alguém vier com este papo, corra, afinal, você não é terapeuta.

Se não quer se envolver, namore uma planta. É mais previsível.

Na vida e no amor, não temos garantias.

E nem todo sexo bom é para namorar.

Nem toda pessoa que te convida para sair é para casar.

Nem todo beijo é para romancear.

Nem todo sexo bom é para descartar. Ou se apaixonar. Ou se culpar.

Enfim...quem disse que ser adulto é fácil?

[Arnaldo Jabor]