sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Documentário Sobre a Internet (Microsoft) - Discovery Channel

Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a internet, o Discovery Channel produziu um documentário muito interessante sobre essa grande invenção. Bom ai vai uma critica, mas só essa, o documentário é na realidade sobre a WEB, que é apenas uma parte da internet, diga-se de passagem, a mais conhecida, mas enfim esse programa enfatiza a Guerra dos Navegadores.
Começa com a invenção do primeiro navegador digamos,  decente (gráfico), o Mosaic, e sobre os investimentos necessários para que isso fosse mais difundido, mas entre isso e a Microsoft? O documentário mostra a rápida ascenção e o violento estrago que aconteceu junto com isso, principalmente para as tecnologias que existiam, e eram as mais usadas na época, com depoimentos na época de ex-funcionários, mostrando de como se sentiam em seu trabalho. para não ficar para traz criou o MSN (Microsoft Network) e já dominava os pcs com seus sistemas operacionais, a partir dai vem a criação no Netscape Corporation e a criação do Netscape Navigator e então a ascensão do navegador e o crescimento da então web, e se inicia a guerra dos navegadores.
Durante a briga houve muitas tentativas da Microsoft de tentar "ganhar" a Netscape, sua a abertura de capital e seu crescimento mais acelerado ainda, que deixou seus engenheiros com a cabeça pro ar, motivando a Microsoft a reagir cada vez mais surgindo o Internet Explorer, que tinha até então muito mais facilidade de investimento e desenvolvimento. Vamos lá (é bem assim mostra um lado bem escuro mesmo da Microsoft) que tentaria de todas as formas possíveis impedir que o Netscape fosse usado, como? "Dando" o IE junto com o Windows e afundando a Netscape que foi comprado pela AOL, surgem as lutas nos tribunais contra a Microsoft, iniciada pelo Governo por infringir a Lei Antitruste dos Estados Unidos, apesar de aparecer mais sobre a Microsoft e menos da internet acho que vale a pena ver....







segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Introdução ao Android e Construindo uma Aplicação Android

Posto alguns vídeos do Google Developer Day Brasil 2008, esses vídeos estão difíceis de achar então resolvi posta-los aqui, o primeiro é Introdução ao Android, e o Segundo é Construindo uma Aplicação Android, palestrado por Dick Wall, está legendado em português, recomendo para quem quiser conhecer o Android um pouco mais.






quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Android Open Source

Depois de ferrenhas críticas quanto a não disponibilidade e acesso aos códigos da plataforma Android, o Google e a Open Handset Alliance lançaram ontem(21/09) o site do Projeto Android, segundo Dave Bort houve um grande esforço para que fosse lançado o primeiro dispositivo com Android, o G1 da HTC, mas ele lembra que isso é apenas o começo.


Ele lembra também, como muitas vezes dito aqui no blog, que o 
Android não é apenas uma peça de hardware, nem um sistema qualquer, é completo, uma plataforma fim-a-fim que pode ser adaptada para inúmeras configurações de hardware.

O interessante é mesmo não desejando trabalhar com dispositivos móveis, o  Android disponibiliza bibliotecas e ferramentas úteis, codecs de mídia e etc, que podem ser usadas para desenvolvimento. 


E como todo projeto Open Source, quem tiver alguma idéia, um recurso novo, justamente por ser Open qualquer pessoa pode contribuir, alterar , melhorar e  assim influenciando os rumos do desenvolvimento mobile.


A impressão que eu tive a ler a postagem de Dave, é que o pessoal do projeto está muito contente e feliz com as novidades, e esperam influenciar e modernizar o mercado móvel, como também é o  objetivo da OHA - Open Handset Alliance, que é de acelerar as inovações e garantir aos consumidores expansão e experiência de uso.


Só espero, e sei que muitas pessoas também, que a liberação dos códigos e do site do projeto ajude nas pesquisas e no desenvolvimento de aplicações, e para quem quer começar a se divertir, aqui em baixo tem os principais sites para quem deseja começar a desenvolver, ou conhecer o Android.


terça-feira, 21 de outubro de 2008

Internet - Evolução da internet no Brasil e no mundo

Este artigo descreve a evolução da Internet no Brasil e no mundo, suas características desde o início, até os dias atuais e suas tendências futuras, fatores que contribuiram e continuam contribuindo com essa evolução, problemas que surgem devido a sua rápida e inesperada popularização, a arquitetura e operações de serviços realizados pela Internet no mundo inteiro.
This paper describes the evolution of the Internet in Brazil and in the world, your characteristics since the begin until at this moment and your future tendencies, factors contributed and it stay contribute for this evolution and problems that appear due to your sudden popularization, the architecture and service operations acomplished by Internet in the world over.

1. A Evolução da Internet

A Internet derivou da difusão da ampla tecnologia para se implantar uma rede de computadores no final da década de 60, no início essa tecnologia incorporou características de interesse militar americano, já que se tratava do período da Guerra Fria, tais como:
  • Flexibilidade da arquitetura;
  • Ausência de nodo central;
  • Redundância de conexões e funções;
  • Capacidade de reconfiguração dinâmica;
  • Outras.
      Porém, a tecnologia foi se espalhando e passou  ser controlada pelo setor acadêmico, inicialmente nos EUA e posteriormente no exterior. No final da década de 80, o uso da internet deixa de ser liderado pelo Departamento de Defesa Americano, passando a ser liderado pela National Science Foundation (NSF), que passa incentivar as conexões de outros países aos EUA, para fins ligados a pesquisa e educação.
           Portanto, em 1985, a Internet já estava bem estabelecida como uma larga comunidade de suporte de pesquisadores e desenvolvedores e começava a ser usada por outras comunidades para comunicações diárias pelo computador. O correio eletrônico já estava sendo usado por muitas comunidades, freqüentemente com sistemas diferentes, mas a interconexão entre os diferentes sistemas de  correio foi demonstrando a utilidade de comunicação eletrônica entre as pessoas.


Aderindo ao NanoBlogs

Pois é nem só de pão vive um Blog, mas de comentários e visitas, e para expandir , multiplicar e levar a mais pessoas informações úteis, e outras que nosso blog propõe comentar e divulgar, aderimos à campanha NanoBlogs, e em se tratando de nano queremos aumentar nossas visitas e nos tornar quem sabe Micro, Mili ou Kilo!


imagen nanoblogs


Estou apenas esperando a aprovação do pessoal do NanoBlogs, e levar a mais pessoas idéias interessantes sobre Tecnologia, espero que estajam gostando das idéias apresentadas, e que possam opinar e dar sua opinião sobre as postegens.

Enquanto isso apreciem os blogs da barra NanoBlogs ai em cima ∆ no topo da página.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Sistemas Baseados em Threads

Um sistema baseado em threads difere-se de um sistema operacional multitarefa tradicional, em que processos são tipicamente independentes, carregam considerável estado da informação, tem endereço de memória separado e interagem somente através de mecanismos de interprocessos de comunicação. As threads, por outro lado, compartilham o estado da informação de processos únicos, e compartilham memória e outros recursos diretamente.

A troca de contexto através de linha de execução num mesmo processo é tipicamente mais rápida que a troca de contexto entre processos diferentes. Sistemas como o Windows NT e o OS/2 são feitos para ter linhas de execução "baratas" e processos "caros", enquanto em outros sistemas operacionais não há grandes diferenças.
Visão Geral de Threads

Thread é a menor unidade de utilização da CPU, ela é composta por um contador de programa, um conjunto de registradores e uma pilha, uma thread de um mesmo processo compartilha a seção de código, seção de dados e outros recursos do sistema operacional, em processos mais antigos existiam apenas uma thread em execução, porém, ao se utilizar mais de uma thread num mesmo processo, poderemos realizar várias linhas de processo, ou mais de uma tarefa específica. 




O modelo Multithreading
O multithreading é um modelo de programação popular que permite a execução de múltiplas linhas de execução dentro de um contexto simples, compartilhando recursos do processo, e capazes de executar de forma independente. O modelo de programação em linha de execução fornece ao desenvolvedor uma execução simultânea. Entretanto, a aplicação mais interessante da tecnologia ocorre quando ela é utilizada em um processo simples permitindo uma execução paralela em sistemas multi-processados.


Sistemas Multi-threaded

Um sistema multi-threaded possui um melhor desempenho que um sistema de computadores com múltiplas CPUs com múltiplos núcleos, ou que um cluster de máquinas. Isto acontece porque a linha de execução empresta a ela mesmo uma execução simultânea. Em alguns casos, o programador precisa ter cuidado em evitar condições de concorrência e outros comportamentos inesperados.