quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Banda Larga sem provedor

Recentemente saiu uma decisão, sábia, da justiça "Uma decisão da Justiça Federal de Belém (PA) obriga a operadora Telemar Norte Leste, do Grupo Oi, a oferecer o serviço de banda larga Velox sem a exigência de um provedor adicional" como acontece com muitas operadoras de telefonia fixa, há a exigência do uso de provedores para acesso a internet, isso acontece desde a implantação da internet no Brasil, onde os provedores se tornaram grandes e poderosos.

A questão é a seguinte, antigamente, e não muito raro hoje em dia, o acesso a internet em sua maioria era realizado através de ligações a famosa "Discada", e as operadoras de telefonia eram apenas prestadoras do serviço intermediário, que ligavam os clientes aos Provedores e este à Internet.

Desde o crescente aumento do uso da tecnologia adsl, que fizeram com que as operadoras de telefonia investissem mais nos enlaces com os principais backbones do Brasil, e do mundo, aos poucos se tornavam grandes provedores de acesso a internet, mas e os provedores? Iriam falir? Depende de quem os protegeria, na mesma notícia que referenciei acima a declaração da Anatel foi: "[...] a Anatel emitiu um parecer afirmando que a contratação do servidor é necessária para a conexão à internet.".

Acesso discado:
Usuário -> Operadora -> Provedor -> Internet.

ADSL
Usuário -> Operadora -> Internet. Provedor?

Ou seja, estamos pagando duas vezes pelo mesmo serviço, pois a empresa te telefonia quando contratamos uma internet ADSL já deve disponibilizar o acesso a rede.

Por serem questões técnicas e até complicadas, os usuários finais que não fazem a mínima idéia de como o acesso a rede é efetuado, e acostumado com os provedores que deveriam contratar para acesso discado, não sabem que estão sendo enganados, e pior ainda, órgãos que deveriam, e tem como uma de suas atribuições a Atuação na defesa e proteção dos direitos dos usuários, estão protegendo os Grandes provedores da internet da suas futuras perdas, sem os “bobinhos” dos usuário finais, que os tiveram por tanto tempo.

E no final além da conexão ser ruim, cara e uma das piores do mundo, generalizando para todas as operadoras do Brasil, ainda temos que pagar o provedor de acesso a tudo isso denovo... é mole?




Um comentário:

  1. Muito bom seu post..Na Noruega usamos adsl e nao temos nenhuma exigencia de ter um provedor..o Braisl e muito confuso com tudo e nada funciona direito, especialmente essa telemar.

    ResponderExcluir