quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Android Open Source

Depois de ferrenhas críticas quanto a não disponibilidade e acesso aos códigos da plataforma Android, o Google e a Open Handset Alliance lançaram ontem(21/09) o site do Projeto Android, segundo Dave Bort houve um grande esforço para que fosse lançado o primeiro dispositivo com Android, o G1 da HTC, mas ele lembra que isso é apenas o começo.


Ele lembra também, como muitas vezes dito aqui no blog, que o 
Android não é apenas uma peça de hardware, nem um sistema qualquer, é completo, uma plataforma fim-a-fim que pode ser adaptada para inúmeras configurações de hardware.

O interessante é mesmo não desejando trabalhar com dispositivos móveis, o  Android disponibiliza bibliotecas e ferramentas úteis, codecs de mídia e etc, que podem ser usadas para desenvolvimento. 


E como todo projeto Open Source, quem tiver alguma idéia, um recurso novo, justamente por ser Open qualquer pessoa pode contribuir, alterar , melhorar e  assim influenciando os rumos do desenvolvimento mobile.


A impressão que eu tive a ler a postagem de Dave, é que o pessoal do projeto está muito contente e feliz com as novidades, e esperam influenciar e modernizar o mercado móvel, como também é o  objetivo da OHA - Open Handset Alliance, que é de acelerar as inovações e garantir aos consumidores expansão e experiência de uso.


Só espero, e sei que muitas pessoas também, que a liberação dos códigos e do site do projeto ajude nas pesquisas e no desenvolvimento de aplicações, e para quem quer começar a se divertir, aqui em baixo tem os principais sites para quem deseja começar a desenvolver, ou conhecer o Android.


Nenhum comentário:

Postar um comentário