terça-feira, 21 de outubro de 2008

Internet - Evolução da internet no Brasil e no mundo

Este artigo descreve a evolução da Internet no Brasil e no mundo, suas características desde o início, até os dias atuais e suas tendências futuras, fatores que contribuiram e continuam contribuindo com essa evolução, problemas que surgem devido a sua rápida e inesperada popularização, a arquitetura e operações de serviços realizados pela Internet no mundo inteiro.
This paper describes the evolution of the Internet in Brazil and in the world, your characteristics since the begin until at this moment and your future tendencies, factors contributed and it stay contribute for this evolution and problems that appear due to your sudden popularization, the architecture and service operations acomplished by Internet in the world over.

1. A Evolução da Internet

A Internet derivou da difusão da ampla tecnologia para se implantar uma rede de computadores no final da década de 60, no início essa tecnologia incorporou características de interesse militar americano, já que se tratava do período da Guerra Fria, tais como:
  • Flexibilidade da arquitetura;
  • Ausência de nodo central;
  • Redundância de conexões e funções;
  • Capacidade de reconfiguração dinâmica;
  • Outras.
      Porém, a tecnologia foi se espalhando e passou  ser controlada pelo setor acadêmico, inicialmente nos EUA e posteriormente no exterior. No final da década de 80, o uso da internet deixa de ser liderado pelo Departamento de Defesa Americano, passando a ser liderado pela National Science Foundation (NSF), que passa incentivar as conexões de outros países aos EUA, para fins ligados a pesquisa e educação.
           Portanto, em 1985, a Internet já estava bem estabelecida como uma larga comunidade de suporte de pesquisadores e desenvolvedores e começava a ser usada por outras comunidades para comunicações diárias pelo computador. O correio eletrônico já estava sendo usado por muitas comunidades, freqüentemente com sistemas diferentes, mas a interconexão entre os diferentes sistemas de  correio foi demonstrando a utilidade de comunicação eletrônica entre as pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário